03 outubro 2012

Ser andante

Desde que me descobri grávida passei a pesquisar sobre bebês na internet e descobri os blogs maternos, esse foi meu vício até alguns meses depois que o João Pedro nasceu. Ainda acesso alguns, mas em uma frequência menor hoje em dia. Mas então que, dentre os inúmeros posts que eu já li, se encontravam aqueles onde a mãe registrava, com vídeos, fotos, ou apenas palavras, as primeiras vezes de seus filhos, tipo, a primeira vez que rolou, sentou, caminhou...
Acontece que eu, não sei se por incapacidade minha, mas nunca consegui identificar uma data para essas coisas. O João Pedro está na fase de ser andante, mas eu sei que as distâncias estão aumentando a cada dia e que desde ontem percebi que ele está andando um pouco mais que anteontem.
Não sei que dia ele deu os primeiros passinhos, na verdade há alguns meses atrás por leve pressão minha e do meu marido ele deu dois passinhos na nossa direção, mas mega cambaleante, e ficou um bom tempo depois disso sem manifestar vontade própria para andar.
Acontece que gradualmente isso foi acontecendo, até que na semana passada ele passou a se sentir muito mais seguro de si e começou a percorrer pequenas distâncias, distâncias essas que, como disse antes, aumentaram nos últimos dias, agora ele já para pra ficar em pé sozinho, se concentra pra se equilibrar e manda a ver nos passinhos. Tombos ainda são frequentes, até o dia que ele sairá firme e forte na sua jornada de andante, mas de novo eu sei que não vou definir uma data.
São fases, e o pequeno João Pedro está passando por cada uma delas com a nossa vibração, mas sem data marcada.
Ah, pra lembrar, o pequeno completou 13 meses ontem ;) Já é praticamente um pré-adolescente.

02 setembro 2012

1º ANO

João Pedro completou hoje seu primeiro ano de vida. As preparações para seu aniversário foram intensas e o dia de hoje corrido e cansativo. Mas agora venho aqui para expressar o que essa data significa para mim.

João Pedro nasceu no dia 02 de setembro de 2011 às 08:03 da manhã de uma sexta-feira linda de sol, com 51cm e pesando 3,635kg. Nesse dia passei por todos os tipos de sentimentos, desde uma dor intensa até felicidade e um amor incondicional. Desde o primeiro minuto em que eu te vi meu filho, te amei. Mas esse foi um amor totalmente diferente de todos que eu já havia sentido. Um amor tão grande que quando a gente para pra pensar chega a doer. Tudo ganhou um sentido diferente e minha vida deu uma reviravolta mudando meus costumes, conceitos, manias, ideias, prioridades e agora, parece que faz muito mais sentido.

Nesse um ano que se passou em que dividimos momentos de intensa alegria e momentos de tristezas e frustrações aprendi muito contigo, e a cada dia aprendo mais. Ser mãe não é uma tarefa fácil, é cansativo, ás vezes frustrante, mas acima de tudo muito compensador. Quando você acorda e me olha com aquele sorrisinho e a carinha inchada ainda, não tem coisa mais linda. Cada dia que você aprende uma nova palavra ou evolui no seu desenvolvimento é uma alegria só pra essa mamãe.

Obrigada filho por ter entrado na minha vida e feito de mim sua mãe. Saiba que és a pessoa mais importante no mundo para mim. Te amo! Mamãe.

14 agosto 2012

Agora sim, devidamente formada :)
Devido a falta de tempo nesses últimos meses não tenho vindo postar por aqui, mas agora que tudo acabou penso eu que vai sobrar um tempinho para vir aqui de vez em quando dar o ar da graça e contar o que o seu  João Pedro anda aprontando.
Nessa semana ainda estou envolvida com os ajustes da minha monografia e a partir da semana que vem, envolvimento total com a festinha do 1º ano do filhote, que eu pretendo organizar, espero que dê certo e que o dinheiro chegue ;)
Mas hoje encerro com a minha realização por ter completado essa missão que foi me formar, mas valeu cada segundo de sacrifício, me sinto muito realizada, ainda mais por ter tido o João Pedro lá comigo, dividindo essa alegria com a mamãe. Só posso dizer que meu filho tá cada dia mais lindo :)
Bjus people

14 maio 2012

1º dia das mães e um dente


Chegou o dia das mães e esse foi o primeiro de muitos que ainda virão pela frente. Não foi o dia perfeito, porque estava longe da minha mãe e da minha vó, mas com certeza foi um dia especial. Especial é cada dia que eu passo ao lado dessa criaturinha maravilhosa, obrigada meu filho por ter me escolhido para ser sua mãe e me fazer a mulher mais feliz do mundo. Foi no dia que você nasceu que eu também nasci como mãe e realizei um sonho. Obrigada por esse sorriso de todos os dias! Te amo muito meu filho lindo e é um amor imenso que transborda de dentro de mim diretamente pra você.

_____________________________________

E eis que surge o primeiro dentinho do João Pedro. Vou ficar devendo uma foto porque das 50 que eu tirei nenhuma mostra o tal dente ;) Meu bebezinho tá crescendo e a partir de agora não terá mais o sorriso banguela que eu tanto amo.

11 abril 2012

7 meses

De novo atrasada com o post do mês, mas essa vida tá corrida demais que eu nem to dando conta.
Então que seu João Pedro completou 7 meses no dia 02 e aqui vai algumas coisas que ele anda aprontando:

  • passou sua primeira páscoa em Santa Cruz, na companhia dos avós, tios e primos, uma festa. Não ganhou nenhuma chocolate, porque a mamãe aqui deixou bem claro que o moço não comeria essa droga viciante ainda.
  • já senta durante mais tempo sozinho, mas ainda não tá 100% firme
  • já não coloca os pés na boca com tanta frequência
  • está pesando 8,720kg e medindo 72,5cm
  • teve seu primeiro resfriado, mas felizmente durou pouco
  • está firme nas papinhas e frutinhas e aprendeu a tomar suco de laranja, mas água que é bom, nada
  • provou carne, se atracou num pedaço de churrasco que o vovô fez e aí de quem tentasse tirar a carninha dele
  • quando deitado de bruços, gira 360º tentando pegar tudo que está por perto
  • estende os bracinhos quando quer colo
  • ás vezes nos ataca, mordendo a nossa cara e segurando nos cabelos e orelhas
  • vai conhecer seus padrinhos da Austrália logo logo

16 março 2012

6 meses

O 6º mês chegou e eu não postei, então aqui vai, com um pequeno atraso, afinal João Pedro fez 6 meses no dia 02. Sempre quis a amamentação exclusiva até os 6 meses e foi mais ou menos o que aconteceu. Quando completou 5 meses comecei a introduzir as frutas, e só. Mais pelo fato de que logo ele iria começar a frequentar a creche e com isso ia passar a tomar fórmula, então as frutas foram inseridas com sucesso, come maçã. pêra, banana e mamão. E somente agora, quando completou 6 meses começamos com a papinha salgada na hora do almoço, de legumes e verduras. Com isso o número de mamadas diminui, mas sempre que estamos juntos ele toma do mamazinho da mamãe. Ele se adaptou bem a todas essas mudanças. Meu bebê tá crescendo.

O que ele faz:

  • Bota o(s) pé(s) na boca
  • Já fica sentado quando tem apoio
  • Vai na creche
  • Já come frutas e papinha de legumes e verduras
  • Vira de bruços sozinho mas não sabe desvirar
  • Está aprimorando sua fala, agora fica repetindo tata, mama, dada...é muito bonitinho ver ele conversando, às vezes faz um som bem baixinho com a língua, tipo ssssss. Tem monólogos bem interessantes.
  • Teve seu primeiro resfriado (de leve)
  • Às vezes me ataca, segura nos meus cabelos ou nas orelhas e fica mordendo meu queixo, numa babação total
  • Passou por uns dias, ou melhor, noites em que acordou e ficou conversando  (algumas vezes chora) e demora pra voltar a dormir, mas eu deixo ele na cama pra pegar no sono sozinho
  • Anda dormindo mais cedo (por causa de creche) e consequentemente acordando mais cedo
  • Tá cada dia mais lindo

João Pedro vai à creche

Fiquei muito tempo sem escrever aqui e são muitas as novidades.

João Pedro está indo na creche por meio período, só a tarde. Essas últimas semanas foram de adaptação, mais pra mim do que pra ele. Está super bem, não chorou nenhuma vez que deixamos ele lá e não estranhou as tias. Apesar de estar bem ressabiada no início, acho que vai ser bom pra ele. E não posso negar que precisava desse tempinho pra mim, afinal estou terminando meu curso e não ia dar conta. A primeira vez que marido e eu saímos sem ele, foi muito estranho, tivemos aquela sensação de que alguma coisa tava faltando, pudemos até andar de mãos dadas, coisa que não fazíamos desde que João Pedro nasceu, afinal alguém sempre estava com as mãos ocupadas.

Não sei se tem a ver com a creche, mais provável que seja por culpa desse calorão absurdo que vem fazendo aqui no sul e o entra e sai de lugares com ar condicionado, mas João Pedro pegou seu primeiro resfriado, teve febre somente um dia mas o nariz continua incomodando, tá ranhentinho e por conta de trancar o nariz anda dormindo meio mal, teve uma noite que passei acordando, muitas vezes, o que não acontecia nem quando ele era RN. Que dó que eu tava do meu filhote e não podia fazer nada, infelizmente criança na idade dele ainda não sabe assuar o nariz, por isso apelei, quando ele espirrava eu tapava a boca dele pro ranho saltar nariz a fora, funcionava ;) Ainda tá meio constipado, agora é torcer para que melhore logo.

Minhas aulas começaram e estou louca com a perspectiva de não conseguir terminar meu TCC. E as tardes que estou tendo livre não estão sendo suficientes. Preciso urgentemente compra uma luminária porque com o baby dormindo cedo, as luzes são apagadas e eu não consigo ler. Isso que dá morar e uma kitnet, mas deixa estar.

27 fevereiro 2012

Trocador no banheiro masculino já!

Ontem saímos para passeara no shopping e João Pedro foi com a camisa do timão, o pai que não gostou muito, mas....o pior foi que o pobrezinho não deu sorte, o Grêmio perdeu pro Caxias e estamos fora da final do primeiro turno do gauchão, assim como, o Inter hihihi

Meu filho se comportou como o príncipe que é, aquele ali adora um passeio. Tudo corria bem até o momento de um pequeno acidente, João pai e João filho foram esperar a mamãe do lado de fora da loja onde comprava fraldas, então que resolveram entrar na loja de colchões, papai muito empolgado com o tal travesseiro da Nasa, larga o bebê em cima de uma das camas, onde ele fica aos cuidados de duas atendentes, fazendo o que ele mais curte no momento, rolar e rolar. Então que eu saí da loja onde estava e fui ao encontro deles, no que entro na tal loja de colchões vejo meu bebezinho em pé no colchão, segurado obviamente por uma das atendentes, me deparando a seguir com uma mancha marrom em sua bermudinha branca enquanto a outra vendedora da loja espia dentro das fraldas e faz aquela cara "hum, ele tá cocô". Primeira coisa que pensei foi, tomara que não tenha sujado o colchão, que pasmem, custava 10mil reais, mas entre os males o menor, o colchão saiu ileso, o mesmo não posso dizer da bermudinha branca.

Papai ainda empolgado com o travesseiro vem me chamar pra eu dar uma olhadinha enquanto seguro o bebê bomba só com uma mão, porque eu sei que se eu apertar aquela bundinha a tendência é a mancha se alastrar. Isso que antes de sair de casa ele fez um cocozinho e nós pensamos, "coisa boa, fez em casa, não faz na rua", engano. Depois que inserimos as frutinhas o baby anda fazendo um cocô mais consistente que nem de longe vazaria na fralda, mas pra um passeio no shopping cai bem um cocozinho mole pra vazar na  roupinha né galera ;)

Partimos então rumo ao banheiro feminino onde havia um espaço com trocador, limpamos a festinha e o bebê estava de novo limpo, gostoso e cheiroso (nem tanto). Mas então que eu me pergunto, e se o papai estivesse sozinho com o pequeno João Pedro nessa situação, pois é gentem, não tem nenhum banheiro masculino com trocador pra bebês e aí, como faz? E aqueles papais que por fatalidade ou não, criam seus filhos sozinhos, tem que sair de casa com uma mulher a tira colo para o caso de ter que trocar a fralda do bebê, ou usa a praça de alimentação do shopping, bota a criança na mesa e abre a fralda com aquele cheirinho gostoso do lado do vizinho de mesa que come um McLancheFeliz? hein hein?

15 fevereiro 2012

Alimentação

Hoje vim desabafar um pouquinho sobre a mania do povo dar palpite.

Por que é tão difícil as pessoas aceitarem as decisões que os pais tomam para seus filhos, afinal os filhos são de quem? Eu poderia falar aqui sobre qualquer assunto, mas o que mais me incomoda e é bastante frequente no meu cotidiano de mãe, é a alimentação do meu filho. Eu e meu marido optamos pela amamentação exclusiva até os seis meses e essa decisão foi tomada pensando no melhor para o nosso filho e com muito embasamento sobre os benefícios do leite materno. Entende-se por exclusivo, nada de água, suco ou chazinho. Agora, vai botar na cabeça da sua vó que não, ele não toma nada além do leitinho da mamãe. Nossa,quantas vezes eu ouvi "ah, mas se fosse eu, dava tal coisa". Sendo curta e grossa, isso enche o saco.

João Pedro está com quase 5 meses e meio e agora comecei a introduzir na sua alimentação as frutinhas e hoje experimentou água de coco, mas isso só porque ele irá para a creche no mês que vem e já tem que estar adaptado a outros alimentos. E mesmo assim, os palpites não findaram, agora querem saber se a criança já pode comer churrasco, ah, faça-me o favor. Daí, vem nós, os pais, tentando explicar que cada coisa tem seu tempo e ele não tá morrendo de vontade de comer tal coisa só porque tá olhando pra ela. Só porque o filho da fulana ou da siclana comeu e tá aí vivo e forte não quer dizer que o melhor pro meu filho seja o mesmo, é tão difícil simplesmente entender e aceitar as decisões que os pais tomaram em relação aos seus filhos? afinal são eles as pessoas que mais querem o bem dessa criança. Fikadika, não tente empurrar qualquer tipo de alimento para o filho dos outros e nem dar pitaco na sua educação, obrigada!

03 fevereiro 2012

5 meses e uma noite inteira de sono

Ontem João Pedro completou 5 meses de vida fora da barriga da mamãe. Acabamos saindo a noite com ele, o que não é muito comum. Ele tem sua rotina de tomar banho e dormir pelas 21h, o que não aconteceu ontem, o bebezão tava super animado e só foi dormir mesmo quando chegamos em casa e ele tomou um mamazinho, daí apagou no colinho do papai. Foi então que algo inédito aconteceu, João Pedro não acordou nem uma vezinha pra mamar, acordou só as 8:30 da manhã e meus peitos estavam explodindo. Ele nunca foi de acordar muitas vezes durante a noite desde que nasceu, ultimamente tem acordado só uma vez, mas dormir a noite inteira nunca tinha acontecido. Resta saber se  esse foi um evento isolado ou se é um pico de crescimento dos 5 meses.

O que ele já faz:

  • emite sons diferentes, ás vezes parece que está numa conversa séria, outras dá uns gritinhos.
  • acorda de manhã e fica conversando e brincando no berço por uma meia hora.
  • leva as coisas a boca e tem uma preferência incrível por coisas que não se deve levar a boca.
  • quando vê a gente comendo alguma coisa fica encarando, estende a mão e lambe os beiço.
  • adora qualquer tipo de embalagem e quer morder com tanta gana que se irrita e chora.
  • continua se babando muito, achei que um dente ia dar o ar da graça, mas até agora nada...
  • ainda bem porque deu pra morder meu peito quando mama.
  • pega o pé quando tá sentado, mas não quando tá deitado.
  • ás vezes quando ri pra alguém esconde o rosto como se tivesse vergonha.
  • se a gente tenta deitar ele no colo, faz uma força enorme com a cabeça e o tronco pra sentar.
  • mas ainda não senta sozinho.
  • faz muita bagunça no banho e como quer sentar, tá cada vez mais difícil dar banho na banheira
  • mas não curtiu muito o banho de chuveiro com o papai.
  • adora passear.
  • se vira para todos os lados enquanto eu tento trocar a fralda.
  • puxa meus cabelos (que estão sempre presos) e tira meus óculos.
  • tá cada dia maior, já perdeu muitas roupas.
  • o cabelo parou um pouco de cair.
  • é o bebê mais lindo do mundo.

18 janeiro 2012

O dilema do banho

Hoje João Pedro tomou seu primeiro banho de chuveiro, o que não foi um sucesso, diga-se de passagem. Mas decidimos tentar essa nova prática porque a banheira já está meio pequena pra ele e esse bebezinho de 4 meses e meio, quer a todo custo, sentar durante o banho, o que ele ainda não faz sozinho. Mas o esforço é tanto, que fica meio difícil segurar ele bem e dar o banho, fora que ele fica brabo e começa a chorar, portanto, decidi tentar a empreitada do chuveiro.

Mas, que esse dilema de banho, já vem de muito tempo atrás, dos primórdios de seu nascimento. Primeiro, era aquela choradeira pra tirar a roupa e dar banho. Depois, começou a gostar de ficar pelado e foi ficando calminho, até que se tornou algo bem fácil e prazeroso pra ele, mas por pouco tempo. Ele continua gostando de ficar pelado, mas passou a chorar e muito, depois do banho, acho que não curte colocar a roupa. A tática foi, sempre deixar um paninho pra ele se entreter e ficar mais calminho. E agora estamos na luta, buscando encontrar a melhor maneira do moço tomar o seu bainho de cada dia. O próximo passo é o balde, já experimentei ele, mas já faz algum tempinho que não uso, não é muito prático pra lavar ele dentro do balde, mas a tentiada é livre. Talvez a hora que ele conseguir sentar-se devidamente sozinho ele volte a curtir o banho na banheira. É só esperar pra ver ;)

01 janeiro 2012

Novo Ano

Mais um ano que chega ao fim para que um novo se inicie. 2011 foi para mim um ano de muita alegria, descobertas, novas expeiências, pois foi no início deste que eu descobri que dentro de mim crescia uma pessoinha e foi neste ano também que nasceu um bebê, uma mãe e um pai. Só posso desejar que 2012 seja tão ou mais maravilhoso que esse ano que termina. Que eu ainda possa me deliciar com cada nova descoberta de ser mãe, vendo meu filho crescer com saúde.

4 meses
Já perdeu bastante cabelo, principalmente dos lados da cabeça
Deu pra gritar de vez enquando, normalmente é brincando, mas já deu gritos (consideravelmente altos) quando está brabo.
Continua sem chorar pra tomar banho, mas em compensação, se não distraí-lo depois do banho, abre um berreiro daqueles (tipo como se estivéssemos matando ele).
Agora mexe bastante as pernas enquanto toma banho, o que resulta banho também na mamãe, que sai com a roupa encharcada.
Já deu gargalhada sem que fosse de cócega.
Faz barulinho de pum com a boca durante algum tempo e quando vê a câmera já fica olhando direto, esperando a foto.
Já vira de barriga pra cima quando colocado de bruços.
Se atravessa todo na cama durante o sono da noite.
Faz força para sentar quando damos as mãos pra ele ou quando está recostado no colo.
Olha pra tudo que a gente come e lambe os beiços.
Ainda não tem uma rotina quanto ao sono, sempre dorme mais ou menos no mesmo horário, mas varia a quantidade de vezes que acorda a noite pra mamar.
Ainda chora quando mama, de hora em hora por poucos minutos.
Fez um exame de ecografia para saber se tem refluxo, se comportou muito bem e não sofre desse mal.
Passou o seu primeiro Natal na casa dos Quoos e seu primeiro Ano Novo na casa das Oliveiras, com direito a muitos fogos de artifício sem abalar o seu soninho.