03 outubro 2012

Ser andante

Desde que me descobri grávida passei a pesquisar sobre bebês na internet e descobri os blogs maternos, esse foi meu vício até alguns meses depois que o João Pedro nasceu. Ainda acesso alguns, mas em uma frequência menor hoje em dia. Mas então que, dentre os inúmeros posts que eu já li, se encontravam aqueles onde a mãe registrava, com vídeos, fotos, ou apenas palavras, as primeiras vezes de seus filhos, tipo, a primeira vez que rolou, sentou, caminhou...
Acontece que eu, não sei se por incapacidade minha, mas nunca consegui identificar uma data para essas coisas. O João Pedro está na fase de ser andante, mas eu sei que as distâncias estão aumentando a cada dia e que desde ontem percebi que ele está andando um pouco mais que anteontem.
Não sei que dia ele deu os primeiros passinhos, na verdade há alguns meses atrás por leve pressão minha e do meu marido ele deu dois passinhos na nossa direção, mas mega cambaleante, e ficou um bom tempo depois disso sem manifestar vontade própria para andar.
Acontece que gradualmente isso foi acontecendo, até que na semana passada ele passou a se sentir muito mais seguro de si e começou a percorrer pequenas distâncias, distâncias essas que, como disse antes, aumentaram nos últimos dias, agora ele já para pra ficar em pé sozinho, se concentra pra se equilibrar e manda a ver nos passinhos. Tombos ainda são frequentes, até o dia que ele sairá firme e forte na sua jornada de andante, mas de novo eu sei que não vou definir uma data.
São fases, e o pequeno João Pedro está passando por cada uma delas com a nossa vibração, mas sem data marcada.
Ah, pra lembrar, o pequeno completou 13 meses ontem ;) Já é praticamente um pré-adolescente.